IMG_1036Os alunos do 1º ano do Ensino Básico tiveram a oportunidade de estar com a Professa Elsa Margarida Silva na aula de Língua Portuguesa para debruçarem sobre a leitura espelhada.

Estas e outras dinâmicas que tem sido levado a cabo por alguns docentes do Centro Educativo Miraflores enquadra-se no âmbito do projeto sobre as Inteligências Múltiplas  assumido pela escola no inicio do ano letivo.

Recorda-se que a escrita espelhada pode ser caracterizada por dois tipos de ocorrências: as rotações de letras e a mudança da posição da letra no interior da palavra. Nas rotações, as letras são rodadas sobre o próprio eixo; temos, por exemplo, as inversões das letras: p e q, b e d, u e n. A mudança de posição ocorre quando uma letra tem sua localização modificada dentro da palavra; por exemplo, a criança escreve anso para anos, ou coraçoa para coração. A escrita espelhada é uma ocorrência comum e frequente nos primeiros anos de escolaridade e não pode ser considerada como indício de distúrbios e patologias.

Conhecer as convenções da escrita e suas arbitrariedades é um primeiro passo para solucionar os problemas que envolvem a escrita espelhada. A criança precisa ser orientada sobre a necessidade de se levar em consideração a posição das letras, tomando como referência o espaço gráfico, isto é, as margens do papel, a direção (da esquerda para direita) e o sentido (de cima para baixo) da escrita.

É importante mostrar para a criança que, além de sua permanência como traço gráfico e sua convencionalidade, as letras também podem até mudar de som em razão da posição que passam a ocupar; por exemplo, a letra R no início da palavra, como em ROMA (som forte), e a letra R entre duas vogais, como em BARATA (som fraco).