MNuestro-Origen-3adre Trindade do Purísimo Coração de Maria nasceu em Monachil, Granada, no dia 28 de janeiro de 1879. No seio familiar bebeu uma devoção ardente à Sagrada Eucaristia e uma experiência profunda da maternidade de Nossa Senhora. Ingressou no Convento das Capuchinas Clarisas de Santo Antão, em Granada, onde se distinguiu pela sua vontade forte, piedade eucarística intensa e grande espírito de sacrifício.

Em 1925, juntamente com mais onze Irmãs, deixou o Convento de Santo Antão, Granada para fundar a Congregaçao das Escravas da Santísima Eucaristía e da Mãe de Deus, que se dedicaria à adoração de Jesus Eucaristia e à educação cristã de crianças e jovens. Toda a sua vida foi orientada por três ícones: a Cruz, cajado que a sustentou nas dificuldades e na dor; o Pão da Eucaristia, com que alimentou o seu amor; e Maria, a estrela que a guiou no caminho da fidelidade e da entrega.

Na sua vida, reconhecemos uma mulher de Deus e uma mulher da Igreja, que deixou um lema às suas irmãs: «Muita vida interior e muito amor à Igreja».
Fundou casas e obras educativas:
Em Espanha: Berja (Almeria), Granada, Madrid, Bilbau e Sobrado do Bispo (Ourense);
Em Portugal: Braga, Porto, Lisboa, Laveiras Caxias e Viana do Alentejo;
No México: Cidade do México.
Partiu ao encontro definitivo com o Senhor «o único – dizia – capaz de corresponder aos fortes e dulcíssimos desejos do meu coração», no dia 15 de abril de 1949.